Blogue do Moinho do Bolinha – Edição 7
O Reforço Positivo
MOINHO DO BOLINHA E OS ENSINAMENTOS DE JOHN WOODEN (sobre o reforço positivo)
Reforço positivo é uma estratégia de motivação que consiste em recompensar comportamentos desejados para aumentar a probabilidade de que esses comportamentos se repitam no futuro.
Em suma, se valorizarmos uma atitude positiva, ela tende a acontecer mais vezes.
O Reforço positivo valoriza o esforço e o caminho percorrido, não só a conquista final. Ao reconhecer as tentativas e a dedicação, ajuda a criança a crescer confiante e motivada para continuar a aprender:
- “Gostei do teu esforço!”
- “Estiveste muito concentrado!”
- “Esperaste com calma, parabéns!”
No Moinho do Bolinha, não nos limitamos apenas a corrigir, nós orientamos.
O reforço positivo não é só uma técnica, é uma atitude.
Quando uma criança partilha um brinquedo ou tenta resolver um problema sozinha, isso não passa despercebido.
O que NÃO é reforço positivo
1. Elogios genéricos e vazios
“Muito bem!” ou “És o melhor!” — sem contexto ou ligação com o comportamento real.
🔸
A criança não sabe o que fez de bem, nem como repetir esse comportamento.
2. Mentir para agradar
Dizer “Está lindo!” a um desenho que foi feito à pressa.
🔸 Isto NÃO é reforço positivo — é confundir.
O reforço positivo tem de ser honesto . Se não for, perde o seu valor.
3. Recompensar qualquer comportamento só para evitar algum conflito
4. Subornar em vez de reforçar
“Se te portares bem, dou-te um chocolate.”
🔸 Suborno cria uma motivação externa e frágil, enquanto o reforço positivo visa construir motivação interna e consciência de valor.
Reforço positivo verdadeiro nunca mente.
O Objetivo é valorizar e devolver à criança uma imagem verdadeira de si mesma — para que ela cresça com segurança emocional e clareza interior.
✅ Por exemplo:
-
Mentir seria:
“Estava tudo perfeito!” (quando não estava)
-
Reforçar com verdade seria:
“Gostei da parte em que escolheste cores diferentes. Vê se consegues melhorar os detalhes amanhã?”
E afinal quem foi John Wooden,
é porque é que nos influencia ?
John Wooden (Ex treinador de Basquetebol Americano) foi considerado um dos treinadores mais bem-sucedidos do mundo, e conhecido por usar reforço positivo com todos os seus jogadores. O seu notável sucesso foi amplamente estudado.
- Usava cerca de 75% de reforço positivo nas suas orientações, valorizando o esforço, a atitude e as ações corretas.
- 3 em cada 4 comentários de Wooden eram para elogiar, incentivar e motivar.
- Entre os elogios, 60 a 70% focavam no processo e na dedicação, não apenas nos resultados.
O estudo revelou que a eficácia de Wooden não estava apenas nas suas vitórias, mas na sua abordagem pedagógica centrada no desenvolvimento integral dos atletas. A sua filosofia influenciou não apenas o desporto, mas também áreas como a educação.
Wooden ensinava que sucesso é dar o melhor de si — o mesmo que procuramos em contextos educativos:
valorizar o esforço, a persistência e a evolução, e não apenas as notas ou os “bons alunos”.
🔎Projeto Moinho do Bolinha
“No desporto, aprendi que a motivação é essencial. No Bolinha, usamos o reforço positivo para mostrar às crianças que o esforço é valioso. Ao superarem desafios, mostramos que o que conseguiram pode ser aplicado em outras áreas da vida. Transformamos o pequeno em grande, transferimos o micro para o macro.”
Imran Cunha – Diretor Moinho do Bolinha
(Ex Treinador e Selecionador de Futsal)
www.obolinha.pt

Artigo sobre o pensamento complexo – Modelo aplicado no ATL/ Centro de Estudos
https://obolinha.pt/blogue/pre-escolar/blogue-edicao-3-pensamento-complexo/