Blogue Edição 7 (Reforço Positivo)
Reforço positivo nas Crianças

Blogue do Moinho do Bolinha – Edição 7

O Reforço Positivo

MOINHO DO BOLINHA E OS ENSINAMENTOS DE JOHN WOODEN (sobre o reforço positivo)

Reforço positivo é uma estratégia de motivação que consiste em recompensar comportamentos desejados para aumentar a probabilidade de que esses comportamentos se repitam no futuro.

Em suma, se valorizarmos uma atitude positiva, ela tende a acontecer mais vezes.

O Reforço positivo valoriza o esforço e o caminho percorrido, não só a conquista final. Ao reconhecer as tentativas e a dedicação, ajuda a criança a crescer confiante e motivada para continuar a aprender:

  • “Gostei do teu esforço!”
  • “Estiveste muito concentrado!”
  • “Esperaste com calma, parabéns!”

 

No Moinho do Bolinha, não nos limitamos apenas a corrigir, nós orientamos.

O reforço positivo não é só uma técnica, é uma atitude.

Quando uma criança partilha um brinquedo ou tenta resolver um problema sozinha, isso não passa despercebido.

 

O que NÃO é reforço positivo

1. Elogios genéricos e vazios

“Muito bem!” ou “És o melhor!” — sem contexto ou ligação com o comportamento real.

🔸 
A criança não sabe o que fez de bem, nem como repetir esse comportamento.


2. Mentir para agradar

Dizer “Está lindo!” a um desenho que foi feito à pressa.

🔸 Isto NÃO é reforço positivo — é confundir.
O reforço positivo tem de ser honesto . Se não for, perde o seu valor.


3. Recompensar qualquer comportamento só para evitar algum conflito


4. Subornar em vez de reforçar

“Se te portares bem, dou-te um chocolate.”

🔸 Suborno cria uma motivação externa e frágil, enquanto o reforço positivo visa construir motivação interna e consciência de valor.



Reforço positivo verdadeiro nunca mente.

O Objetivo é  valorizar e devolver à criança uma imagem verdadeira de si mesma — para que ela cresça com segurança emocional e clareza interior.

✅ Por exemplo:

  • Mentir seria:

    “Estava tudo perfeito!” (quando não estava)

  • Reforçar com verdade seria:

    “Gostei da parte em que escolheste cores diferentes. Vê se consegues melhorar os detalhes amanhã?”


E afinal quem foi John Wooden,
é porque é que nos influencia ?

John Wooden (Ex treinador de Basquetebol Americano) foi considerado um dos treinadores mais bem-sucedidos do mundo, e conhecido por usar reforço positivo com todos os seus jogadores. O seu notável sucesso foi amplamente estudado.

  • Usava cerca de 75% de reforço positivo nas suas orientações, valorizando o esforço, a atitude e as ações corretas.
  • 3 em cada 4 comentários de Wooden eram para elogiar, incentivar e motivar.
  • Entre os elogios, 60 a 70% focavam no processo e na dedicação, não apenas nos resultados.

O estudo revelou que a eficácia de Wooden não estava apenas nas suas vitórias, mas na sua abordagem pedagógica centrada no desenvolvimento integral dos atletas. A sua filosofia influenciou não apenas o desporto, mas também áreas como a educação.

Wooden ensinava que sucesso é dar o melhor de si — o mesmo que procuramos em contextos educativos:

valorizar o esforço, a persistência e a evolução, e não apenas as notas ou os “bons alunos”.

 


🔎Projeto Moinho do Bolinha

“No desporto, aprendi que a motivação é essencial. No Bolinha, usamos o reforço positivo para mostrar às crianças que o esforço é valioso. Ao superarem desafios, mostramos que o que conseguiram pode ser aplicado em outras áreas da vida. Transformamos o pequeno em grande, transferimos o micro para o macro.”

Imran Cunha – Diretor Moinho do Bolinha

(Ex Treinador e Selecionador de Futsal)

 

www.obolinha.pt

Reforço Positivo nas crianças
Modelo de John Wooden aplicado no Moinho do Bolinha

 

Artigo sobre o pensamento complexo – Modelo aplicado no ATL/ Centro de Estudos
https://obolinha.pt/blogue/pre-escolar/blogue-edicao-3-pensamento-complexo/

Relatetd Post

Leave A Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *