Blogue Edição 6 (Regras)
Blogue Edição 6 (Regras) - O Moinho do Bolinha!

Blogue do Moinho do Bolinha – Edição 6

As Regras – Será que aprendemos com os Erros ?

Ambiente suficientemente seguro 

Blogue Edição 6 (Regras) – Na última reunião pedagógica no Moinho do Bolinha, foi discutido o tema “regras” e a sua definição e amplitude.

A possibilidade de errar e aprender com os erros é fundamental para o amadurecimento da autonomia e da responsabilidade. No Bolinha, defendemos a importância do ambiente suficientemente bom”, onde a criança tem a liberdade de cometer erros, desde que em contexto seguro e sem o peso do Castigo.

Segundo a diretora pedagógica do Moinho do Bolinha , uma criança que participa na criação de regras aprende a respeitá-las de forma consciente e não apenas por medo da punição.

“As regras são a ponte entre aquilo que queremos e aquilo que é possível.”

Naheed Latif 

 

Mas aprendemos com Regras ?
Ou teremos que cair para nos levantar?

As regras são fundamentais na formação do ser humano, especialmente na infância, oferecendo proteção e segurança. Segundo Freud, limites claros ajudam a criança a desenvolver controle sobre os seus impulsos e emoções. Sem regras, a sociedade tornaria-se anárquica, favorecendo apenas os mais fortes fisicamente.

Mas infelizmente por vezes as regras muitas vezes privilegiam a conveniência dos adultos em vez das necessidades das crianças, refletindo mais a busca por conformidade social do que a proteção real das crianças.


É falsa a ideia de que as crianças odeiam os pais por imposição de regras. Pelo contrário, as regras ajudam a construir uma relação de confiança, onde a criança sente-se amparada e cuidada.


🔎Blogue – Ideia Fundamental – Projeto Moinho do Bolinha

Segundo a Educadora e Coordenadora do Projeto, Marta Amaral, as regras e limites são fundamentais para o desenvolvimento saudável da criança, pois proporcionam segurança, orientam comportamentos e ajudam-na a construir noções de respeito, empatia e responsabilidade.
O papel do adulto é essencial neste processo:

“deve ser firme e assertivo, mas sempre com empatia e sem recorrer à agressividade, criando um ambiente onde a criança se sinta escutada e valorizada”.

Blogue – Em contexto escolar, é importante que as regras sejam definidas em conjunto com as crianças, permitindo que elas compreendam o seu sentido e reflitam sobre a sua importância. Esta abordagem participativa fortalece o compromisso e facilita o cumprimento das regras. Além disso, num contexto de grupo, o respeito mútuo tende a surgir de forma natural, pois as crianças aprendem observando os pares, o chamado “efeito de grupo”

Marta Amaral

 

www.obolinha.pt

 

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