Blogue do Moinho do Bolinha – Edição 6
As Regras – Será que aprendemos com os Erros ?
Ambiente suficientemente seguro
Blogue Edição 6 (Regras) – Na última reunião pedagógica no Moinho do Bolinha, foi discutido o tema “regras” e a sua definição e amplitude.
A possibilidade de errar e aprender com os erros é fundamental para o amadurecimento da autonomia e da responsabilidade. No Bolinha, defendemos a importância do “ambiente suficientemente bom”, onde a criança tem a liberdade de cometer erros, desde que em contexto seguro e sem o peso do Castigo.
Segundo a diretora pedagógica do Moinho do Bolinha , uma criança que participa na criação de regras aprende a respeitá-las de forma consciente e não apenas por medo da punição.
“As regras são a ponte entre aquilo que queremos e aquilo que é possível.”
Naheed Latif
Mas aprendemos com Regras ?
Ou teremos que cair para nos levantar?
As regras são fundamentais na formação do ser humano, especialmente na infância, oferecendo proteção e segurança. Segundo Freud, limites claros ajudam a criança a desenvolver controle sobre os seus impulsos e emoções. Sem regras, a sociedade tornaria-se anárquica, favorecendo apenas os mais fortes fisicamente.
Mas infelizmente por vezes as regras muitas vezes privilegiam a conveniência dos adultos em vez das necessidades das crianças, refletindo mais a busca por conformidade social do que a proteção real das crianças.
É falsa a ideia de que as crianças odeiam os pais por imposição de regras. Pelo contrário, as regras ajudam a construir uma relação de confiança, onde a criança sente-se amparada e cuidada.
🔎Blogue – Ideia Fundamental – Projeto Moinho do Bolinha
Segundo a Educadora e Coordenadora do Projeto, Marta Amaral, as regras e limites são fundamentais para o desenvolvimento saudável da criança, pois proporcionam segurança, orientam comportamentos e ajudam-na a construir noções de respeito, empatia e responsabilidade.
O papel do adulto é essencial neste processo:
“deve ser firme e assertivo, mas sempre com empatia e sem recorrer à agressividade, criando um ambiente onde a criança se sinta escutada e valorizada”.
Blogue – Em contexto escolar, é importante que as regras sejam definidas em conjunto com as crianças, permitindo que elas compreendam o seu sentido e reflitam sobre a sua importância. Esta abordagem participativa fortalece o compromisso e facilita o cumprimento das regras. Além disso, num contexto de grupo, o respeito mútuo tende a surgir de forma natural, pois as crianças aprendem observando os pares, o chamado “efeito de grupo”
Marta Amaral
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