Blogue Edição 5 (Educador)
Blogue

Bolinha Mill Blog – Edição 5

Educador – A importância deste papel

Nós transformamos ou nos transformamos

Blog – Segundo estudos, um verdadeiro Educador não transmite verdades prontas. Ele desperta o conhecimento, orientando com humildade e presença.

Outro ponto relevante da pesquisa é a observação de que adultos também podem reaprender a olhar para si mesmos, redescobrindo valores, dúvidas e significados ao longo do processo educativo.

QUANDO O PROFESSOR ESTÁ ABERTO A OUVIR A CRIANÇA E A SI MESMO, O AMBIENTE DA SALA DE AULA TORNA-SE UM ESPAÇO DE CRESCIMENTO MÚTUO E DE MAIOR MOTIVAÇÃO NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM.

 

CRIANÇAS CURIOSAS SE TORNARÃO ADULTOS CONFIANTES.

Segundo a nossa Coordenadora Marta Amaral, o Educador desempenha um papel fundamental na relação que a criança estabelece com a aprendizagem. O Educador que ensina a pensar, que desperta a curiosidade natural e que promove um ambiente onde o questionamento é valorizado, desempenha um papel fundamental no desenvolvimento integral da criança.

Ensinar a buscar respostas em vez de oferecer respostas prontas promove o pensamento crítico, cultiva o conhecimento e o desejo de aprender. Nesse sentido, mostramos que os adultos não detêm todo o conhecimento e que podemos aprender em qualquer idade.

No Moinho do Bolinha, promovemos a aprendizagem pela ação, por meio de metodologias de pesquisa, nas quais as crianças exploram e buscam respostas sobre assuntos que lhes interessam.

Crianças curiosas serão adultos confiantes, reflexivos e abertos ao conhecimento.

ENSINAR É QUERER O QUE OS OUTROS QUEREM.

O professor não ensina apenas conteúdo, mas também transmite uma forma de desejar, de estar no mundo. Ensinar é desejar que o outro deseje — e isso transforma ambos.

Jacques Lacan


🔎 Conclusão:

Na escola e na vida, o professor é aquele que caminha ao lado e não à frente. Ele não molda mentes, mas cultiva a liberdade e a autonomia.

 

www.obolinha.pt

Blogue
Blogue

Relatetd Post

Leave A Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *