Moinho do Bolinha adota novo método pedagógico
( ATL )
Observação vs Avaliação
No contexto da alteração pedagógica do ATL e do Centro de Estudos Moinho do Bolinha, foi desenvolvido e selecionado um método pedagógico, acompanhado por um método de observação.
No Moinho do Bolinha acreditamos que avaliar não significa classificar ou comparar, mas sim acompanhar e apoiar cada criança no seu desenvolvimento. O pensamento complexo ajuda-nos a ver além das aparências, compreendendo que cada criança é única e está em constante transformação
A Observação sem julgamento
Muitas vezes, ao observar o comportamento das crianças, buscamos explicações simples: “Ele é distraído”, “Ela é teimosa”, “Não gosta de desafios”. Mas será que compreender uma criança pode ser algo tão direto? Segundo a teoria do pensamento complexo, desenvolvida por Edgar Morin, entender um ser humano exige uma visão mais ampla, que considere sua história, emoções, contexto e a interação entre diferentes fatores.
Intervenção baseada no pensamento complexo:
No Bolinha construímos um vínculo de confiança, mostrando que a criança pode contar com o ATL.
Propomos atividades onde qualquer um possa destacar-se sem sentir que está “a receber ordens”, como ajudá-lo a liderar um projeto/Atividade ou apoiar colegas mais novos.
Acompanhamento emocional num ambiente seguro ajudam-no a requalificar a relação com o mundo
🔎 Conclusão: O pensamento complexo permite sair da visão reducionista (“adolescente rebelde”) e observar a multiplicidade de fatores que influenciam seu comportamento, permitindo intervenções mais humanas e eficazes.
Na Bolinha utilizamos esta abordagem com a intenção de observar as crianças de forma abrangente e cuidadosa, sem rótulos ou julgamentos, pois sabemos que cada criança é um universo em construção.
www.obolinha.pt
Blogue do Moinho, Blogue do Moinho do Bolinha – Edição 3